A ecografia não usa radiação e não apresenta efeitos colaterais. Durante a realização do ultrassom, o paciente é posicionado em uma maca próxima ao equipamento e ao médico e um gel é aplicado sob a superfície da região que será observada, para permitir que um transdutor (parte do equipamento) transmita ondas sonoras até essa área, que serão convertidas pelo sistema de ultrassom e produzirão as imagens do local, observadas pelo médico em tempo real.
A produção de imagens é baseada nos mesmos princípios envolvidos no sonar utilizado por morcegos e submarinos. Quando a onda sonora encontra um objeto, ela volta, dando eco e assim é obtida a imagem.
A ultrassonografia cervical é utilizada no diagnóstico e acompanhamento de lesões das estruturas localizadas no pescoço. Os órgãos estudados são: tireoide, paratireoide, glândulas parótidas, submandibulares, linfonodos e outros tecidos do pescoço. Esse é um exame muito importante que avalia cistos, tumores e massas cervicais.
O exame pode ser realizado em ambos os sexos e em qualquer idade.
Como é realizado o exame:
Para o exame de Ultrassonografia Cervical o paciente se posiciona deitado em uma maca com a barriga para cima e o pescoço hiperestendido. Durante o exame o médico aplica o gel na região cervical e se necessário a pedido do médico examinador o paciente poderá virar a cabeça de lado. A sonda será manipulada pela porção cervical, mais de uma vez, pelo médico que poderá parar sobre algumas áreas específicas. Durante o exame é provável que o médico examinador peça para o paciente parar de respirar por alguns segundos. O exame será complementado com um questionário clinico para melhorar seu diagnóstico. O exame é descritivo, com fotos para documentação.
A duração deste ultrassom depende muito do profissional e da doença a ser pesquisada.
É indolor e não causa incômodos. Quem realiza a ultrassonografia, independentemente do local analisado, não precisa ficar de repouso em nenhum caso e pode voltar para as suas atividades normalmente, no mesmo dia, pois o exame não necessita de maiores cuidados após sua realização.
Indicações:
São para detectar doenças como: bócios, linfonodomegalias, nódulos, cistos, abcessos, câncer, etc.
Importante:
- Todo exame deverá ser avaliado pelo médico solicitante ou por médico especialista da área.
- Realize seus exames em clinicas de credibilidade comprovada com médicos que possuam títulos de especialistas reconhecidos nas respectivas associações médicas.
- Pacientes menores de 18 anos ou maiores que 65 anos deverão vir acompanhados de um responsável legal, que deverá permanecer no local até o final do exame.
- Trazer exames anteriores da região a ser estudada que descrevem a alteração a ser marcada, incluindo as imagens (se houver), os quais são muito importantes para a correlação.
- Pacientes Renais Crônicos (realizando hemodiálise) / Pacientes com Insuficiência Cardíaca Grave (com orientação médica para a restrição de ingestão de água): Respeitar a orientação do médico solicitante, porém deverá comunicar ao médico realizante do exame sobre a sua condição clinica e estar ciente que poderá limitar o resultado do exame.
- Em caso de dúvidas, sinta-se à vontade para falar com um de nossos colaboradores. Estamos à sua disposição para qualquer esclarecimento.