O ultrassom de tireoide é um exame bem simples e muito confiável no diagnóstico de diversas enfermidades que podem afetar esta glândula. Com o aperfeiçoamento dos equipamentos, os resultados estão cada vez mais precisos.
A realização do ultrassom de tireoide permite até mesmo a visualização de pequenas alterações, antes mesmo que o paciente apresente qualquer tipo de sintoma ou sinal de doença.
Quando devo fazer o ultrassom de tireoide?
A glândula tireoide é muito importante para regular o funcionamento do metabolismo corporal. É ela que vai auxiliar o cérebro, rins e coração, para que eles funcionem corretamente e de forma equilibrada.
O ultrassom de tireoide é recomendado quando há qualquer tipo de crescimento anormal. O exame também é recomendado quando há doença hormonal como hipertireoidismo ou hipotireoidismo, casos de câncer de tireoide na família, presença de nódulos que sejam visíveis ou detectados ao toque.
Outros sintomas que podem ser percebidos e que podem requerer um ultrassom de tireoide, são eles:
- perda ou o ganho de peso sem motivo aparente
- ciclo menstrual desregulado
- intestino funcionando de forma irregular
- dores articulares e musculares
- cansaço frequente
- agitação
- perda de memória
Ao perceber qualquer um destes sintomas procure um médico especialista. Isto porque a presença de nódulos benignos na glândula tireoide é bastante comum, e não indica necessariamente a presença de um câncer.
O que o resultado do ultrassom de tireoide pode diagnosticar?
O resultado do ultrassom de tireoide podem auxiliar no diagnóstico de diversas doenças, tais como o bócio, cisto e nódulos e até mesmo tumores. Sendo também indicado como exame complementar para os pacientes que possuem hipertireoidismo, hipotireoidismo, doenças autoimunes.
O principal sintoma do bócio é o aumento significativo da tireoide, que pode ocorrer devido a inflamações ou formação de nódulos na glândula. O paciente frequentemente sente dificuldade para respirar e engolir, e sensação de aperto na garganta.
Outras importantes doenças que podem ser diagnosticadas através do ultrassom de tireoide são a presença de cistos e nódulos. Na maioria das vezes eles são benignos, podem desaparecer naturalmente e não há necessidade de nenhum tipo de intervenção, mas a avaliação é muito importante.
Tumores de tireoide também podem ser diagnosticados pelos resultados do ultrassom. Sempre que um tumor for detectado, é necessário remover cirurgicamente a glândulas.
Vale lembrar que é essencial procurar o seu médico sempre que algum sintoma surgir, o diagnóstico precoce é sempre a melhor forma de tratamento. Nunca se automedique.