A ultrassonografia é utilizada para visualizar qualquer tecido ou órgão do corpo humano, com o objetivo de tentar detectar precocemente uma doença.
Também é muito utilizado para atender grávidas, já que não emite qualquer tipo de radiação. A duração do exame pode variar de acordo com a necessidade do médico, porém normalmente é realizado em 20 minutos e é prático e indolor.
Porém, sem o gel para ultrassom, nada disso seria possível. Também é conhecido como gel condutor, ele ajuda na condução e aderência do transdutor (aparelho que emite e capta ondas sonoras) à pele do paciente. Só assim é possível gerar as imagens em movimento.
Por que usar o gel para ultrassom?
Para entender melhor a importância do gel, é interessante saber como o ultrassom acontece. Como dito anteriormente, ele é feito pela captação e emissão de ondas sonoras. Já estas são responsáveis por gerar imagens para uma avaliação médica posterior.
Sendo assim, o gel para ultrassom torna-se obrigatório. Sem ele, o ar existente entre o aparelho e a pele do paciente prejudicaria a captação e emissão das ondas sonoras e, consequentemente, a imagem final do exame.
Quais vantagens o gel para ultrassom oferece para o diagnóstico?
A maior vantagem de todas é a resolução mais nítida das imagens. Em 2D ou 3D, serão interpretadas por um radiologista que emitirá laudos sobre a região do corpo analisada.
A imagem cinzenta transparece e facilita a detecção de massas, lesões ou presença de líquidos, também é possível identificar alterações na estrutura, altura e composição de órgãos e tecidos moles.
Como você pôde ver, a ultrassonografia é muito importante para diagnósticos precoces e para o pré-natal, podendo ser solicitada pelo médico até mais de 4 vezes durante o período de 9 meses de gestação.
Agende sua ultrassonografia conosco!
Rua das Hortências, 1439 – Sala 211 – Sinop
(66) 3532-5443⠀
(66) 98461-4050 ou (66) 98404-5443⠀
https://diagnosticosinop.com.br/
Dra. Sandra E. Schwarz | CRM/MT 4291 RQE 12469⠀