Horário

Seg-Sex: 07:30 às 18:00
Sábado: 08:00 às 11:00

Endereço

Rua das Hortências, 1439 - Sinop Clínica - Sala 211 - Sinop/MT

Contato

(66) 3532-5443
(66) 98461-4050
(66) 98404-5443

Notícias

Compartilhando informação

A ultrassonografia pode ser realizada em qualquer idade

Também chamada de ultrassom ou ecografia, a ultrassonografia é um exame de diagnóstico por imagem que faz a emissão de ondas de alta frequência e permite a visualização em tempo real de tecidos e órgãos.

É um procedimento simples, indolor e sem efeito colateral, por isso é utilizado para a prevenção e diagnóstico de doenças e também para o acompanhamento de gestações e diferentes tratamentos. Além disso, é seguro — já que não emite radiação ionizante — e pode ser realizado em pacientes de qualquer idade.

Quer entender melhor como é feito esse exame, bem como os diferentes tipos de ultrassonografia? Acompanhe nosso post!

Como funciona a ultrassonografia?

O exame consegue produzir as imagens com a emissão de ondas sonoras de alta frequência — não percebidas pelo ouvido humano — que são captadas de volta como um eco.

Como cada estrutura no interior do corpo apresenta densidades diferentes, os tempos de retorno do eco também são variáveis, permitindo assim a formação das imagens pelo computador em diversos tons de cinza.

Podem ser visualizadas alterações em órgãos, tecidos e outras estruturas, presença de líquidos, lesões ou massas. As imagens são interpretadas e utilizadas para o laudo do médico especialista.

Quando o ultrassom é realizado com um dispositivo chamado de doppler, é possível verificar também o fluxo sanguíneo (sentido e velocidade) em determinada região corporal.

Como o procedimento é realizado?

A ultrassonografia é simples e de curta duração. O paciente deita em uma maca e o especialista desliza sobre a pele um aparelho chamado de transdutor, que faz a emissão das ondas sonoras.

Para facilitar o movimento do transdutor e evitar a entrada de ar entre a pele e o aparelho, é colocada uma fina camada de gel à base de água, que não causa nenhum incômodo.

Muitas vezes, não é necessário nenhum tipo de preparo para fazer o exame. Para alguns tipos de ultrassom — como o de abdômen — é necessário jejum de 6 a 8 horas e estar com a bexiga cheia. Por isso, é recomendado que o paciente consulte as particularidades de seu exame antes do procedimento.

Quais são os tipos de ultrassonografia?

A ultrassonografia é um exame bastante versátil, pois tem aplicação para, praticamente, qualquer parte do corpo. Confira a seguir alguns dos principais tipos de ultrassom:

Obstétrica

Uma finalidade bastante frequente do ultrassom é no pré-natal. Nos 9 meses de gestação, a mulher deve realizar, pelo menos, 4 ultrassonografias. O exame consegue avaliar o desenvolvimento e saúde do bebê, bem como as condições do útero, placenta e líquido amniótico.

Morfológica

No pré-natal, uma ultrassonografia mais específica é a morfológica. Deve ser feita entre as 20 e 24 semanas de gestação e serve para saber se o feto está com o desenvolvimento adequado. Permite, assim, verificar se há alguma malformação, como anencefalia, hidrocefalia, mielomeningocele, cardiopatia congênita ou se o bebê tem Síndrome de Down.

3D e 4D

Ainda falando em gestação, um tipo de ultrassonografia que está se popularizando é a 3D. Com ela é possível obter imagens em 3 dimensões do bebê e, assim, ter um retrato inclusive do rosto em detalhes. O momento ideal para a realização do ultrassom 3D é entre as 26 e 29 semanas de gestação. Mas qual é a diferença do 4D? O 4D é mais moderno e considera o tempo como a quarta dimensão, assim, é possível visualizar o movimento das imagens em tempo real.

Tireoide

Na ultrassonografia da tireoide, o médico consegue visualizar o tamanho e formato dessa glândula, identificando ainda se a estrutura apresenta algum nódulo. Esse tipo de exame tem como finalidade também ser um guia para a realização da biópsia, em que uma pequena amostra de tecido precisa ser retirada em caso de suspeita de algum tumor na região.

Mama

A ultrassonografia da mama é indicada para a investigação de nódulos na região, de dores nas mamas ou avaliação dos ductos mamários. Serve também para guiar o posicionamento de agulhas em biópsias. O procedimento não substitui a mamografia, mas tem bastante indicação para mulheres com histórico de câncer de mama na família (como um exame complementar da mamografia) ou para aquelas com mamas mais densas e, assim, de difícil visualização pelo mamógrafo.

Pélvica 

É o procedimento indicado para investigar, nas mulheres, o útero, ovários, trompas e vasos sanguíneos da região, sendo útil no diagnóstico de endometriose, por exemplo. Serve para avaliar sangramentos, dores pélvicas, alterações na bexiga e até câncer. Nos homens, a ultrassonografia pélvica tem o objetivo de avaliar a próstata, bexiga e vesículas seminais.

Abdominal

É um exame indicado para a investigação de dor no abdômen ou de presença de líquidos nessa região. Serve ainda para analisar órgãos, como o fígado, pâncreas, bexiga, vesícula biliar e rins, além das vias urinárias — identificando processos tumorais, infecciosos ou estreitamento de vasos sanguíneos.

Em quais situações o exame deve ser feito?

O ultrassom tem uma série de indicações e o médico pode pedir o exame quando o paciente tem queixas de dores na mama ou abdômen, por exemplo, ou ainda se há alteração na palpação de alguma parte do corpo, como um nódulo no pescoço.

Em alterações em exames de sangue, como em marcadores tumorais, também há indicação da ultrassonografia, que pode detectar um tumor no fígado ou rins.

Para as gestantes, o exame é importante para verificar o andamento da gravidez e desenvolvimento do feto.

Veja a seguir o que a ultrassonografia pode identificar:

  • gravidez;
  • malformações fetais;
  • sexo do bebê;
  • lesões e câncer;
  • processos inflamatórios e infecciosos;
  • formação de cálculo nos rins ou vesícula biliar;
  • lesões em tecidos moles, como cartilagens e ligamentos.

A ultrassonografia é um importante exame de diagnóstico, com a vantagem de ser extremamente seguro, não invasivo e que pode ser feito em qualquer paciente. A única precaução é escolher clínicas de diagnóstico de referência — que contem com equipamentos modernos e equipe especializada.

Compartilhe em sua rede social
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue

SEJA VERDADEIRO COM SEUS DENTES

Olá! Posso ajudar?